Nos próximos “posts” vou colocar fotografias de um passeio de um dia, que recentemente fiz, sempre a Norte de Lisboa, vagueando pela zona saloia e acompanhando as históricas Linhas de Torres Vedras, comecemos pelo…
- O vulcão de Montachique situado junto à A8, em Loures, é o ponto mais alto deste concelho, com uma cota de 409 metros. Possui uma estrutura vulcânica com uma cratera principal e uma secundária, com vertentes suaves que significam que este vulcão expeliu a sua lava de maneira lenta e gradual, este facto aconteceu há 72 milhões de anos.
È do seu alto que se tem uma vista fantástica para todas as direcções para onde olhemos, para um lado a Serra de Sintra, para sul Caneças, Loures, o Tejo e a Serra da Arrábida. Mas é contudo de longe que a silhueta vulcânica é mais perceptível.
- A meia encosta virado a sul é visitável o reduto de Montachique, obra incluída nas famosas Linhas de Torres, com capacidade para 150 homens e duas peças de artilharia, a sua missão era a vigia da estrada de Mafra e o desfiladeiro do Freixial.
Por agora paremos um bocado para merendar no Parque Municipal de Montachique, um belo lugar, rodeado da natureza, para descansar e retemperar energias para o que se segue…