Pelo menos há cerca de 6 anos que tinha a ambição de fazer a famosa “Marcha dos Fortes”, emblemática caminhada que nos leva através de vários municípios ao longo de parte das famosas Linhas de Torres Vedras.
Desta vez, literalmente, pus os pés a caminho e percorri os 43 Km do percurso deste ano, com partida na Quinta de Vale do Corvo, no sopé da Serra do Socorro, às 7h da manhã, e depois da passagem durante o dia pelos fortes da Enxara, do Alqueidão, da Carvalha, do Calhandriz e do Arpim com paisagens e horizontes abertos e fantásticos, chegámos a Bucelas pelas 20h, com a satisfação de termos conseguido superar esta prova.
Relativamente à organização uma palavra de reconhecimento por uma máquina bem oleada, tanto em termos de preparação do percurso, de abastecimentos, e de todo o acompanhamento. Infelizmente apenas ficou a faltar algum enquadramento histórico, mesmo que simples, dos diversos sítios por onde íamos passando, alguns estreantes desconheceram que estiveram a almoçar mesmo junto ao forte do Alqueidão e que bem valia perder (ou ganhar) 15 minutos do almoço para lá ir.
As Linhas de Torres foram o conjunto de fortificações que isolaram a península de Lisboa, com sucesso, e impediram a ocupação da capital pelo exército francês de Massena aquando da 3ª invasão na Guerra Peninsular, vejam - http://pt.wikipedia.org/wiki/Linhas_de_Torres_Vedras