A vila de Alcáçovas é uma pequena joia alentejana que é de grande importância conhecer. Repleta de história e monumentos singulares a sua ancestralidade recua aos vestígios da via romana que ligava Évora a Alcácer do Sal, o seu nome deriva do árabe Al-qacabá (cidadela fortificada). Nela se celebrou o tratado de Alcáçovas, em 1479, acabando com a guerra de sucessão à coroa castelhana e outras cláusulas respeitantes à política externa de ambos os reinos relativas à sua expansão atlântica e africana. Este tratado foi celebrado no Paço dos Henriques, monumento maior desta localidade.
Em frente ao mesmo ficam localizados o jardim e a capela da Nossa Sra. da Conceição, famosos pelas paredes, nichos, varandins e tanques, cobertos de búzios, conchas, pedrinhas coloridas e pedaços de cerâmica que com uma policromia lindíssima marcam pela sua beleza e originalidade.
Mas é necessário deambular pelas ruas da vila e admirar a sua igreja matriz com pinturas murais, azulejos seiscentistas, arcos góticos e túmulos, ver ruas de construções típicas e perdermo-nos entre tantas descobertas.